VIL METAL ( 2ª. Parte )
Os gostos não se discutem mas , recuperando a última parte da minha intervenção, e já que existem opiniões tão bem formadas sobre o Heavy Metal, penso ser pertinente desmontar algumas dessas ideias e transmitir aos mais cépticos quais são as principais características deste estilo musical que o torna universal e, acima de tudo, imortal.
Cada pessoa é um mundo com os seus próprios interesses e parâmetros. No meu caso, a música “ a sério “ só faz sentido se as pessoas que a executam reunirem as qualidades mínimas para atingir o que o comum dos mortais não consegue.. Logo aqui existe uma diferença abismal entre, Chico Buarque e , por exemplo, um conterrâneo seu que dá pelo nome de André Matos ( Angra, Shaaman ) . Enquanto que o primeiro, apesar das suas inquestionáveis qualidades poéticas, consegue cantarolar uns poemas ao som de uma viola,o André demonstra-nos que, em termos musicais, é necessário ir mais além : ou seja, é preciso ter VOZ !!!!! Não estou a pôr em causa a excelência e a grande importância de Chico Buarque no meio artístico, estou apenas a realçar que, para além das grandes capacidades literárias, será necessário adicionar mais alguns ingredientes para que o produto final esteja verdadeiramente temperado e pronto a servir aos clientes mais exigentes . Não há dúvidas de que o famoso leitão da Bairrada adquire um outro sabor se for devidamente acompanhado por um bom espumante bruto da região.
Seguindo este linha de pensamento, se quisermos ouvir um pouco de poesia, penso que o Manuel Alegre, ou até mesmo Pinto da Costa conseguirão, sem grandes complicações, satisfazer as nossas expectativas.
É precisamente aqui que reside a principal arma do Heavy Metal. O produto final é servido com todo o requinte para todos os gostos e , por incrível que pareça, para todos os estados de espírito! Aqui temos de tudo ! Queremos alegria, festa e diversão ? AC/DC , Iron Maiden , Aerosmith , Red Hot Chili Peppers , Whitesnake e todo o Glam Metal dos anos 80 ! Queremos rebeldia, provocação, contestação e intervenção ? Black Sabbath, Metallica ,Slipknot,Megadeth, System of a Down , Marilyn Manson, Guns n´Roses, Korn …. queremos ambientes sombrios , obscuros e fantásticos ? Evergrey, Cradlle Of Filth, Moonspell, Kamelot... queremos a grandiosidade da música clássica e das grandes óperas ? Avantasia, Manowar, Raphsody, Nikolo Kotzev, Nightwish …. queremos literatura , poesia , técnica e virtuosismo ? Basta ouvir as obras primas conceptuais : Dream Theater : Metropolis Pt.2: Scenes of a Memory e Queensryche-Operation Mindecrime . Queremos acalmar e descontraír ? Joe Satriani, Lexotan e Xanax. Queremos porcaria ? Infelizmente, também há muita !
Acreditem ou não, apesar de ao longo da História já terem morrido milhões de pessoas em nome de Deus, as religiões mais importantes parecem ter encontrado no Metal um ponto de união e convergência. Pelo menos aqui estão muito bem representadas, e parece não haver grandes guerras entre as diversas facções : Stryper ( Cristianismo ), Rootwater ( Judaísmo ), Hate Suffocation ( Islamismo ) e Dimmu Borgir ( Satanismo ) . Só o Hinduísmo consegue escapar a esta onda metálica. Mas, neste caso, como são as Vacas a dar música e a cantar, nós temos o Cristiano Ronaldo a acompanhar ! Fo….-se ! Até rimou !!!!!!!
É evidente que para pôr em prática toda esta versatilidade e diversidade são necessários actores de primeiríssima grandeza e, não será por acaso que em quase todos os estudos ou sondagens que incidem sobre os melhores instrumentistas e/ ou vocalistas de sempre, os nomes que aparecem, são na sua grande maioria originários desta área musical. Penso que já todos ouvimos falar de alguns deles : Coverdale, Plant, Page , Dio, Jorn , Hetfield, Portnoy, Petrucci, Powell, Paice, Lars Ulrich, Malmsteen, Steve Vai ,Kirk Hammett, Iommi, Geoff Tate, Englund … uf…. .
Conclusão : muito respeitinho…. porque a força maléfica do Metal pode amaldiçoar para sempre as vossas vidas !!!!!!!!!!!!!!!!
Saudações do vosso amigo : JOE PESTILENCE
I’ll BE BACK