A SÉTIMA ARTE PELOS OLHOS DO MAU DA FITA : ZÉ DA NAIFA ( 1ª. Parte )












Fazendo um intervalo neste Top 10 dos melhores álbuns de Metal de sempre, na óptica do grande Pestilence ( penso que ainda só vamos nos AC/DC ), vou apresentar-vos um personagem algo egocêntrico que, apesar de só vêr um filme de longe a longe, com meses ou até anos de atraso , em DVD, e ainda por cima, de robe e pantufas no recanto do seu sofá, tem a mania de dizer umas coisas sobre cinema. Sinceramente, para mim, temas como cinema, corrupção desportiva, corrupção económica e corrupção política, só podem ser comentados por quem os conhece verdadeiramente por dentro e “ ao vivo “. Ora , apesar de em Portugal abundarem os especialistas nestas matérias , penso existir uma certa unanimidade sobre quem são os verdadeiros mestres em cada uma destas áreas : Gonçalo Amaral ( anda a vêr muitos filmes ) , Pinto da Costa, Dias Loureiro e Isaltino Morais. Devo realçar que estes dois últimos são autênticos génios já que conseguem acumular as vertentes económica e política .
Como pode alguém ousar comentar um filme se praticamente nunca pôs os pés numa sala de cinema ? Se nunca viveu o cheiro das pipocas, os diferentes toques dos telemóveis , o ressonar dos mais entusiasmados, os arrotos dos enjoados, ou até mesmo o chulé e as flatulências dos mais distraídos ? São todas estas vivências que nos dão aquela pujança e traquejo para absorver toda a magia da 7ª. Arte. Mesmo assim e dado tratar-se de um grande amigalhaço penso que lhe devemos dar uma oportunidade proporcionando-lhe esta alegria de poder transmitir ao mundo as suas interessantes (?) críticas sobre alguns dos – poucos – filmes a que assistiu .
Devido a esta sua esquisita inclinação para a cinefilia, acabamos por lhe colocar a alcunha de “ Zé da Naifa “ numa alusão ao terrível criminoso “ Mack The Knife “ do grande filme de 1989 protagonizado pele famosa estrela de Hollywood, Raul Julia.
Aguardemos pois , ansiosamente , pela primeira e, esperemos que não seja a última, intervenção desta grande promessa da crítica cinematográfica .